quarta-feira, 21 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN



Hoje comemoramos o Dia Internacional da Síndrome de Down. Aqui neste site poderão entender melhor sobre o assunto em questão.http://www.ghente.org/ciencia/genetica/down.htm 

Tem um filme muito emocionante que vale a pena assistir, "O Oitavo Dia." Drama - Direção: Jaco Van Dormael, Ano: 1996.
Sinopse: Harry (Daniel Auteuil) é um empresário estressado, que trabalha no departamento comercial de um banco belga e foi abandonado por sua esposa e filhas há pouco tempo. Deprimido, ele se dedica ao trabalho durante os 7 dias da semana. Até que um dia ele decide vagar pelas estradas da França, sem rumo definido. Após quase atropelar Georges (Pascal Duquennes), que sofre de síndrome de Down, Harry decide levá-lo para casa, mas não consegue se desvencilhar dele.

Existem muitos livros interessantes sobre Inclusão Social, Conhecendo um Down, que são muito bacanas e de leitura simples que as crianças e adultos poderão ler,  entender melhor e interagir com amigos, pessoas com Síndrome de  Down.
Os Livros são da Jornalista, palestrante e Escritora Claudia Werneck.

Muito prazer, eu existo (5ª ed/1992) - Primeiro livro escrito no Brasil sobre síndrome de Down para leigos (português).

*Coleção Meu Amigo Down (9ª ed/1994) - As histórias Meu amigo Down, em casaMeu amigo Down, na rua; Meu amigo Down, na escola são narradas por um personagem que não entende por que seu amigo com síndrome de Down enfrenta situações delicadas. Ilustrações de Ana Paula (português espanhol e inglês).

*Um amigo diferente? (9ª ed/1996) - Conta a história de uma criança que diz ser diferente. O texto leva à reflexão sobre as diferenças individuais discorrendo sobre hemofilia, paralisia cerebral, ostomia, doença renal etc. Ilustração de Ana Paula (português espanhol e inglês).

*Ninguém mais vai ser bonzinho, na sociedade inclusiva (3ª ed/1997) – Primeiro livro sobre sociedade inclusiva escrito no Brasil, explica o que é uma escola, mídia, literatura e sociedade inclusivas (português).

*Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS? (2ª ed/1999) - Discute o uso leviano da palavra TODOS na cultura, na mídia, nas universidades, no discurso dos governantes, no dia-a-dia de TODOS. Deu origem à Escola de Gente (português e espanhol).

*Mas ele não é mesmo a sua cara? (1ª ed/2000) - O livro interessa a pessoas que planejem, um dia, criar e educar um outro ser humano. Projeto gráfico de Ana Paula (português).

* Você é gente? (1ª ed/2003) – Documenta viagem pelo Brasil da autora transformando adolescentes em Agentes da Inclusão e apresenta a metodologia das Oficinas Inclusivas (português e espanhol).

Aqui Claudia Werneck fala mais sobre seu projeto de inclusão social, alguns artigos, publicação que poderão ser baixadas em pdf ou txt.

Bom, por hoje é só aproveitem as indicações de filme, leitura eu recomendo são muito interessantes e que com certeza abre um leque para outras vertentes sobre Inclusão Social. Espero ter colaborado em postar informações sobre o tema.


                                                                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário